muito interessante o quanto o Senhor recomenda que sejamos simples: “simples como pombas” (Mateus 10:16).
Sem perder a prudência, mas simples como pombas.
O apóstolo Paulo entendeu Jesus e disse aos irmãos de sua igreja que eles deveriam viver em sujeição uns aos outros “no temor do Senhor” (Efésios 5:21), o que só poderia ser realizado com um coração cheio de simplicidade (traduza por humildade, se você assim quiser).
O sermão do monte é o sermão que também só pode ser praticado por quem faz a opção por um coração simples. Apenas estes dão a outra face ao agressor; só quem é simples anda mais uma milha, mesmo depois de ter sido forçado a caminhar contra a vontade; só quem é simples faz o bem com uma mão sem que a outra saiba, porque receia receber glória – que no seu entender é devida sempre ao Senhor.
É interessante isso.
A mensagem de humildade é a mensagem rejeitada em tempos modernos, mesmo na igreja. A mensagem que a maioria busca é aquela que diz que “sou eu” quem decide. O que eu determinar está determinado. E pronto. A palavra que a maioria na igreja (e fora dela) busca é a que diz que sou um gigante, um rico, um próspero, um ser poderoso, afinal sou filho do Rei.
Mas ninguém diz que o filho do Rei tem o caráter do Rei: o caráter da humildade.
Ultimamente ando pensando sobre o paradoxo que é o reino de Deus. Nele os últimos serão os primeiros, maior é quem serve e não quem é servido. Neste reino pra ser exaltado é preciso se humilhar. Nele, chega em primeiro lugar quem não faz questão de ser visto na frente. No reino de Deus os que não são destronarão os que pensam ser alguma coisa. Neste reino, quem não faz guerra é que conquistará a terra, pois é um bem-aventurado manso e humilde de coração.
Não é curioso isso?
Em minha racionalidade parece difícil viver assim... Mas tudo é uma questão de perspectiva. Se eu quero ser honrado no céu, então é pra lá que devo voltar meu olhar. É pra lá que devo focar toda a minha visão, toda minha vida. É lá que devo colocar meu coração. Lá sim, serei reconhecido como um filho que realmente se parece com seu Pai.
Enquanto isso, vou me esforçando para viver como meu Senhor, vigiando e orando por tudo o que me vem à mente, mas principalmente para que Deus guarde o meu coração e o faça simples. Sempre simples.
A cada dia, simples.
Por: Samuel Costa
Um comentário:
Edificante e maravilhosa é a palavra de Deus, que o senhor Jesus aumente cada vez mais sua sabedoria e abençoe sua vida.
Postar um comentário